Uma filosofia de calções

(Trabalho para o Escrita Criativa: Escolher uma plavra e escrever sobre ela.)
Uma filosofia de calções

Estava eu a pensar em palavras sobre as quais pudesse escrever para tornar este trabalho realmente interessante, até que me lembrei da maravilhosa palavra: calças. Mas logo me passou esse momento de loucura e pensei que não era muito inteligente da minha parte escrever sobre ela. Aliás, porquê escrever sobre calças se posso escrever sobre algo bem mais interessante: os calções?! E assim foi, escolhi a palavra calções.

Quando se fala de calções há sempre muito mais a dizer do que quando se fala de calças. Há sempre mais a mostrar nesta palavra - nem que sejam os joelhos, as canelas ou até mesmo as meias brancas puxadas até acima. Calções é a palavra que nos veste a alegria do calor e alegremente nos destapa a perna, da coxa para baixo, sem nos fazer sentir o desconforto da nudez.

Mas a verdade é que nem tudo é um mar de rosas (ou devo dizer de calções?). Na verdade, esta é uma palavra que me dá uma certa "comichãozinha" pela sua ambiguidade. Quando pensei nela surgiram-me de imediato uma série de dúvidas, que me assaltaram a cabeça como se de uma janela aberta no meio de um bairro social se tratasse. Dúvidas que me davam a volta à cabeça, dúvidas capazes de mudarem toda a minha visão da vida e, especialmente, de virarem de cabeça para baixo a minha enciclopédia pessoal da língua portuguesa. Porque é que uma palavra tão majestosa como calções tem de ser tão dúbia?

A primeira dúvida que me surgiu foi a seguinte: Se as calças são calças, porque é que os calções são calções e não "calcinhos"? Se eles são mais pequenos que elas, então não faz sentido nenhum! E isso chateou-me. Como se não me bastasse esta enorme dúvida, de mãos dadas com ela como se de um passeio se tratasse, vinha outra igualmente constrangedora: Porque é que um par de calções é na realidade apenas um calção? Porquê, porquê, porquêêêê? Será porque uns calções têm duas pernas? Então mas uma camisola também tem duas mangas e não é um par de camisolas. Aliás, eu também tenho duas pernas e não sou um par de homens, ou pelo menos julgava que não era.

Para poder falar mais e melhor sobre os calções fui procurá-los no meu fiel dicionário da língua portuguesa, mas desiludi-me. Só lá estavam as calças! Como é que é possível? (Para a próxima procuro-os no armário, ao menos lá sei que os encontro). Mas ainda assim decidi ler o significado das calças e tirar daí as minhas próprias

conclusões. Calções – pecinha de roupinha que veste as anquinhas e, separadamente, cada uma da perninhas.

Serão os calções como a mulher? Uma criatura tão difícil de entender que só por essa simples razão me desperta uma curiosidade megalómana? Claro que não, que parvoíce! Os calções são algo bem mais complexo e, consequentemente, mais viciante por uma simples razão: ELES VÊM SEMPRE AOS PARES MEUS AMIGOS!

Nunca mais voltarei a escrever sobre calções.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei. Nunca li tanto sobre vestuário e olho que é algo com que me deparo todos os dias. Está fantástico como sempre tu sabes escrever :)