Entender a Sociedade... da linha de sintra

A nossa sociedade encontra-se em constante mudança, verificando-se o emergente aparecimento de diferentes culturas. No sítio onde eu habito torna-se cada vez mais evidente esse facto.
Tal como os genuínos agentes da PIDE mal-trataram, fizeram uso da violência e forçaram pessoas a cruéis torturas, estas culturas, denominadas culturas da street, surtem o mesmo efeito na nossa língua.
Portanto aqui vão algumas definições (necessárias) que vão ajudar de certo modo a compreender melhor a "nossa Sociedade":

Branco-Preto ou Bollicao: É uma raça estranha e difícil de caracterizar, pois muitas vezes não se percebe o que é "aquilo". É algo que muito superficialmente se pode caracterizar como o GRANDE RIVAL de Michael Jackson, isto é: alguém que é branco mas queria ser preto! É portanto todo o indivíduo de raça caucasiana que teima, tornando-se muitas vezes anormalmente estúpido, em imitar/usar expressões, formas de vestir e até o sotaque de indivíduos de raça negra. De facto não se pode considerar uma imitação reles, mas talvez uma consideração de "OH QUE.. (Piiii), mas que raio de... (piiii) é esta?! piii piii piiii piiii..." fosse de facto a mais acertada! (Nota: ao contrário do branco-preto, o preto-branco é alguém inteligente mas que apenas teve o azar de nascer do lado errado da vida)

"Tipo": O uso do termo "tipo" é usado no mínimo 38 vezes em cada frase de 5 palavras que consigam articular correctamente. Tem uma função e significado de.. hummm.. acho que de tudo, visto que se usa e abusa do termo em qualquer frase dirigida a qualquer pessoa!

"Pi": desenganem-se se pensam que na linguagem da "Tuga" (como gostam muitas vezes de designar) o "Pi" é igual a 3,14. É inútil considerá-lo, pois a quarta classe feita à noite não ensina destas coisas. O "Pi" é de facto usado para designar um indivíduo do sexo masculino pertencente ao mesmo gang, pelo qual se sente uma certa empatia nem que seja no momento da fuga após o roubo de uma criança ou de uma pessoa idosa.

"Dama": tem a mesma designação de "Pi", sendo a sua única diferença que este termo se refere ao sexo feminino. Os "Pi's" praticam um comportamento sedutor (o chamado "coro") quando na presença destes seres, visando a maior parte das vezes o acasalamento.

"Quês": assume um papel quase da mesma dimensão do uso do "tipo" mas este apenas é usado cerca de 15 vezes por frase, tornando a frase um tanto ou quanto indecifrável. O "quês" é usado para diversas dimensões palpáveis. Por exemplo, o "quês" pode ser usado como definição de determinado local, substituindo o seu verdadeiro nome quando a inteligência não nos permite sabê-lo, pondo isto na tela da linguagem Gangsteneana fica algo do género: "E tipo fui lá no quês do pi"; pode ser usado para as mais diversas áreas, bastando para isso a Estupi... upss, a imaginação dos "Sócios" para que seja considerado como um argumento que sustente uma """"conversa"""".

"Fora-se": tem exactamente a mesma definição, que a palavra para o qual nos remete o nosso pensamento mais mesquinho. Mas surge aqui uma misteriosa diferença, a mudança de um "D" por um "R", que há primeira vista pode passar despercebida.. quanto mais se tenta perceber o porquê dessa troca é inevitável que a nossa análise nos remeta para o conceito de que, mais uma vez, a falta de inteligência ou a inutilidade no seu estado mais puro, reinam nesta sociedade. A funcionalidade da troca é absolutamente... nenhuma, pelo que não há compreensão possível para tal.. talvez se orgulhem mesmo de passar a noção que são realmente BURROS falhando até na aplicação do calão mais simples!

"Kel": Este é um conceito onde se denota realmente a falta de eficácia e de credibilidade que a quarta classe leccionada no turno da noite tem. "Kel" é nada mais nada menos, e preparem-se para a desilusão.. que a palavra "Aquela"/"Aquele" quando pronunciada de forma excessivamente rápida e por alguém com graves problemas ao nível da fala.. experimentem então abrir a boca esticando a língua para o exterior e nessa mesma posição tentem expressar a palavra "Aquele" e verão por experiência própria um novo tipo de palavra surgir, o "kel" usado pelas gentes engraçadas do underground. O uso de quantidades exageradamente estranhas e ridículas de piercings na cara pode provocar muitas vezes esta causa.

De facto existem milhares de novos estilos dentro desta cultura que se dedica ao terrível assassinato da língua portuguesa. Estes são alguns dos que eu presencio todos os dias, achando importante transmiti-los, não vá o diabo tecê-las e vocês serem obrigados (na presença ou não de uma arma) a comunicar com "gentes" desta cultura extraterráquea.
E agora ao bom estilo "Gangsteneano" despeço-me com a seguinte frase:

"Kels Pis e Damas, fiquem tipo bem quês no vosso cúbiculo, que tipo este Pi vai bazar, FORA-SE!"

4 comentários:

Anónimo disse...

Brilhantemente descrita uma parte crucial da nossa sociedade. È assim que resumo este seu papper sobre a dificil tematica da mistura entre a raça e a estupidez. Apontou traços evidentes da conjectura em que nos encontramos.
Contudo, devo apontar uma falha que pode, ou nao, vir a ser crucial, numa analise mais alargada da sociedade.
O adjectivo "Put'" tantas vezes conhecido por "pute" nao foi mencionado neste respectivo manual de sobrevivencia social. Tomei conhecimento dessa expressao atraves de uma experencia pessoal que me poderia ter sido fatal. Conduzia, quando alguem se direcciona a mim, oralmente, e diz "met' aí na Orbital... PUT'e!" A experencia foi traumatica. Na primeira fracçao de segundos nao sabia se o que acabara de ouvir ["Put' ou Pute"] era o carregar de uma pistola ou uma desprender de uma navalha de 10 centimetros. Só apos ter dado a carteira e as chaves de casa percebi que o que acabara de ouvir era apenas um "se fazes o favor" ou "se nao te importares". Contente por ainda estar vivo e de boa saude, procurei a radio Orbital e fui a "curtir" o resto da noite. Adiciono este tema a sua magnifica exposiçao de como é viver no mussulo da Amadora. Cuidado que nunca se sabe o que sairá na Frequencia do Mestre Poupinha.

Com os melhores cumpz..

Stay cool "brothé"

Anónimo disse...

Olá doutor casa.

De facto o senhor fez uma análise brilhante.. mas temo que também você, não esteja certo no que se refere ao "Pute". Este é um papper que pretende analisar as classes provenientes da street que muitas vezes se organizam em gang, tendo as suas expressões características daí provenientes. E a palavra a que dr. se refere é uma o palavra usada não por esta cultura, mas por outra, a cultura "Betiana" (onde coexistem os betos).
De facto agradeço a sua visita e a análise fofinha que fez a este trabalho de investigação.

Stay cool Putee :)

Anónimo disse...

LOL só mesmo tu para escreveres estas coisas o.O
Tu tens é a mania, porque TIPO não passas de um betinho. EEEEHHH

Anónimo disse...

"Tu tens é a mania, porque TIPO não passas de um betinho. EEEEHHH"

Isto foi sem dúvida uma granda estiga :O LOOL